PLAY TABLE: UMA FERRAMENTA
PARA INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES
Por Geruza Flávia dos Santos, 1732437.
Polo Tatuí – Cidade Tietê
Data 15/09/2017
Fonte:
http://www.melz.com.br/wp-content/uploads/2017/02/PlayTable-170201-Ambiental-Divulga%C3%A7%C3%A3o-1-m%C3%A9dia.jpg
No início desse ano a Escola
Municipal de Freitas recebeu 5 mesas digitais. Devido a necessidade de
ferramentas que ajudassem na inclusão de crianças deficientes, o município de
Freitas investiu na Play Table para auxiliar os professores no desenvolvimento
motor e psíquico dos alunos especiais.
A Play Table é uma mesa
digital interativa e multidisciplinar, pode ser usada a partir dos 3 anos de
idade. Além de desenvolver as habilidades cognitivas e a coordenação motora das
crianças ela trabalha assuntos como alfabetização, artes, matemática, historia
e muitas outras matérias.
Essa ferramenta pode ser
usada por todas as crianças, mas na Escola Municipal de Freitas ela é utilizada
por alunos que frequentam a sala de Atendimento Educacional Especializado e que
tenham deficiência ou dificuldade motora e psíquica.
Lorena de 7 anos é
autista e conseguiu um ótimo desenvolvimento na alfabetização, depois de 6
meses utilizando a mesa digital a menina já consegue ajudar a mãe nas
atividades diárias, é um avanço muito significativo, visto que antes ela só
observava a mãe nos afazeres domésticos.
João tem 10 anos,
segundo os médicos ele tinha 95% de chance de nunca conseguir ler e nem
escrever e hoje, com ajuda da dos professores e da mesa digital ele apendeu a ler
e escrever.
A Play Table é uma
ferramenta com muitas vantagens, além de estimular a percepção, o raciocínio
lógico, a alfabetização, o desenvolvimento da coordenação motora e psíquica ela
também promove o trabalho em equipe, pois ela pode ser usada por mais de uma
criança ao mesmo tempo.
Apesar de todas essas
grandes vantagens ela apresenta uma desvantagem que é o alto custo, devido ao
seu valor elevado o Município de Freitas não tem previsão de quando comprará
novas mesas para as demais escolas.
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